Blog Política Livre destaca "saia-justa" do vice-governador em visita de Wagner a Brumado

Postado em Política por Fredinho em 31-01-2010 . 11:57 am

Tagged Under : , , , , , , , , , , ,

O conceituado Blog Política Livre, do jornalista baiano Raul Monteiro, destacou em matéria o que chamou de "saia-justa" vivida pelo vice-governador Edmundo Pereira, quando da visita do Governador Wagner a Brumado no último dia 16/01.

Tá no Política Livre: "O vice-governador Edmundo Pereira (PMDB) teria passado por um constrangimento no último sábado, ao visitar a cidade de Brumado, sua base política, ao lado do governador Jaques Wagner (PT), para a entrega da Barragem de Cristalândia e promoção das ações da secretaria estadual de Saúde"

O site de comentários políticos diz ainda que "o atual prefeito da cidade, Eduardo Vasconcelos (PSDB), disse pretender firmar compromisso com Wagner para as eleições 2010 e convidou Pereira, correligionário do ministro Geddel Vieira Lima, candidato a governador pelo PMDB, a proceder da mesma maneira."

“Tenho uma relação amistosa com o governador, mas o meu compromisso político é com o PMDB”

Edmundo Pereira

Ainda no Política Livre, foi noticiado que o vice-governador Edmundo Pereira (PMDB) colocou um ponto final nas especulações de que estaria disposto a apoiar a reeleição do atual governador, Jaques Wagner (PT). Acompanhando o Ministro Geddel Vieira Lima em municípios da região sudoeste, Edmundo teria afirmado: “Essa é uma hipótese fora de cogitação. A minha história política foi toda construída no PMDB, onde estou desde 1974. O que se lê por aí é pura especulação”, garantindo que tanto ele, quanto a sua mulher, a deputada estadual Marizete Pereira (PMDB) estão comprometidos com a candidatura do ministro, que hoje é o pré-candidato do partido ao governo. Edmundo também explicou a participação de eventos ao lado do governador, salientando o caráter institucional de seu cargo.

As matérias do Política Livre podem ser lidas clicando aqui e aqui.

Bookmark and Share

Ailton Florêncio: “Governo Wagner demonstra que política pública é fazer mais pra quem mais precisa”

Postado em Política por Fredinho em 30-01-2010 . 9:14 am

Tagged Under : , , , , , , , , , , , , ,

No último sábado (23/01), por ocasião da celebração da entrega de 180 casas populares e 9.000 mudas para agricultores familiares do município de Tanhaçu-BA, o Blog do Fredinho ouviu Ailton Florêncio dos Santos, Superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.

Ailton Florêncio, Superintendente da SUAF ao lado do jovêm e dinâmico vereador de Tanhaçu, Ney Santana (PT)
Ailton Florêncio, Superintendente da SUAF ao lado do jovem e dinâmico vereador de Tanhaçu, Ney Santana (PT)

Ailton destacou que antes do Governo Wagner não existia política pública para moradia em zonas rurais na Bahia e que programas como Luz Para Todos e Água Para Todos tem assegurado melhores condições de vida para os agricultores familiares, que agora também são valorizados por políticas públicas como a ampliação do acesso ao crédito, beneficiando a produção de um segmento importante de nossa economia – a agricultura familiar – responsável por produzir 80% dos alimentos que chegam à mesa do povo baiano.

O dirigente da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar) destacou ainda que o município de Tanhaçu foi protagonista nesta importante conquista de 180 casas para moradores da zona rural, destacando a atuação do vereador Ney Santana (PT), que acreditou desde o início na proposta e batalhou para proporcionar ao povo de Tanhaçu este importante benefício.

Sobre a extensão do programa para outros municípios – como Brumado, conforme nossa pergunta – Ailton destacou que há uma determinação do Governo para chegar a todos os municípios baianos, sendo que os municípios devem ser protagonistas, através da organização dos sindicatos e associações.

Brumado será beneficiado ainda pelo Programa Sertão Produtivo, lançado pelo Governo do Estado que tem como objetivo principal o fortalecimento da Agricultura Familiar através do melhoramento genético de caprinos e ovinos, com a distribuição de matrizes e reprodutores, kits de ensilagem, dentre outras atividades.

Confira abaixo o áudio de nossa conversa com Ailton Florêncio, da SUAF (tempo estimado de 04 minutos):

Bookmark and Share

Fórum Social Mundial terá edição temática na Bahia

Postado em Eventos por Fredinho em 29-01-2010 . 7:45 am

Tagged Under : , , , , , , ,

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Fórum Social Mundial (FSM) terá uma edição temática na Bahia este ano, entre os dias 29 e 31, que ocorrerá após o evento tradicional em Porto Alegre, que será entre os dias 25 e 29. Um total de 20 chefes de governo da América Latina e África é esperado durante os três dias de debates. Além das agendas próprias, os eventos baiano e gaúcho discutirão temas comuns, que serão levados para o FSM unificado em Dacar, no Senegal, em 2011.

Com o tema "Da Bahia a Dacar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania", a organização do evento em Salvador prevê a participação de vários ministros, como Tarso Genro (Justiça), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), Carlos Luppi (Trabalho), Carlos Minc (Meio Ambiente), Paulo Vannucchi (Secretaria Especial de Direitos Humanos), Fernando Haddad (Educação), além de personalidades como o escritor Paul Singer, o ex-prefeito de Londres Ken Livingston, o sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein, entre outros.

É esperada também a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 30. Cerca de 30 mil pessoas devem participar do 1º Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA), segundo a organização do evento. O FSM faz 10 anos em 2010 e ocorrerá de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhadas pelo mundo ao longo do ano.

O evento de Porto Alegre abre a agenda com o tema "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre", um congresso regional que terá mais de 500 atividades descentralizadas na capital gaúcha e em Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre, e Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos.

Bookmark and Share

Waldenor visita sete municípios com o Governador e destaca apoio do Prefeito de Brumado a Wagner

Postado em Geral por Fredinho em 28-01-2010 . 8:20 am

com informações do Boletim Informativo 287 do mandato do Deputado Waldenor Pereira

Como líder do Governo na Assembléia Legislativa e deputado atuante na região, Waldenor acompanhou o governador Jaques Wagner para inaugurar e autorizar obras em diversos municípios, durante a semana passada.

Na terça, dia 12/01, esteve em Itapetinga para acompanhar o programa itinerante de atendimento oftalmológico “Saúde em Movimento”, considerado uma das mais bem sucedidas iniciativas do governo na área de saúde, que deve atender 24 mil pessoas no município com consultas, cirurgias de catarata, exames complementares, cirurgias de pterígio e outros.

Waldenor participou ativamente de visitas a municípios da região acompanhando o Governador Wagner
Waldenor participou ativamente de visitas a municípios da região acompanhando o Governador Wagner

Na sexta-feira (15/01), o deputado foi com o governador ao município de Ribeirão do Largo para entregar mais três Postos de Saúde da Família (PSF), nos distritos de Cachoeira, Nova Brasília e Tomba, e um Centro Digital da Cidadania no distrito de Nova Brasília. Na oportunidade, o governador anunciou a pavimentação do bairro Canaã e a recuperação do estádio municipal. Considerando que todas essas iniciativas foram oriundas de emendas parlamentares, Waldenor foi bastante aplaudido, principalmente quando solicitou publicamente de Wagner a pavimentação da estrada que liga a sede do município até a BA-263, em Itambé.

Também na sexta (15/01) Waldenor esteve com o governador em Encruzilhada para o anúncio da ampliação do sistema de água do Distrito de Vila do Café. A obra vai custar R$ 2 milhões 800 para a duplicação do atendimento e melhorias na estação de tratamento e beneficiará mais de 1.500 famílias. Esta iniciativa atende à solicitação do mandato de Waldenor, que desde o ano de 2007 encaminhou ofícios e realizou audiências com a CERB e a Embasa em defesa da duplicação, em atenção à reivindicação dos companheiros do PT local. Esteve presente ao lado de Waldenor, no palanque, o presidente do PT, Dr. Alcides (candidato a prefeito nas eleições de 2008) que foi bastante destacado pelo governador Jaques Wagner.

No sábado (16/01), em Aracatu, o governador inaugurou a universalização do abastecimento de água para consumo humano, com a construção de 1.943 cisternas, quando Waldenor destacou a participação decisiva do companheiro Robério (candidato a prefeito pelo PT em 2008), coordenador das entidades sociais no processo de construção das cisternas e revelou o seu contentamento pela realização do investimento tendo em vista que o seu mandato participou ativamente das articulações políticas para o alcance desse objetivo.

Também no sábado, em Brumado, a visita foi marcada pela importante declaração pública do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB) de apoio ao Governo Wagner. O governador autorizou a construção da UTI do hospital municipal, liberou ambulâncias, Unidades de Saúde da Família, a instalação do escritório da implantação da ferrovia Leste/Oeste e o reinício de obras de pavimentação que estavam paralisadas no município. Waldenor avaliou publicamente: “É muito importante esta adesão do prefeito de Brumado, que é um dos principais colégios eleitorais da Bahia, tendo em vista a decisão recente do vice-governador, que é a da terra e foi prefeito do município, de apoiar o candidato do PMDB. Esta aliança conta com o apoio do PT local, dirigido por Washington, e que tem como principal liderança o companheiro Fredinho”

No domingo (17/01), Waldenor acompanhou a comitiva de Wagner também em Piripá e Cordeiros, em atos públicos com mais de 2 mil pessoas em cada um. No primeiro município, recepcionados pelo prefeito Anfrísio, o ex-prefeito Jeová e a secretária municipal de Educação, Eliane, o governador anunciou a realização de investimentos através do programa Água Para Todos (construção de cisternas, poços artesianos e sistemas simplificado de água), Unidade de Saúde da Família, entrega de ambulâncias, trator agrícola e outras ações. Em Cordeiros, recebidos pelo prefeito Zé de Betina, o presidente da Câmara Municipal, Isauro, pelos secretários municipais de governo Adevaldo, Norisney e Delcí e pelos companheiros do PT de Condeúba, Guto, Maurílio Guilherme, o vereador Silvano, Sônia Ribeiro, o governador anunciou obras do programa Água Para Todos, construção de moradias, pavimentação de ruas e Unidades de Saúde da Família.

Confira as fotos clicando aqui.

Bookmark and Share

Procuradoria Eleitoral tem sido mais rígida com o PMDB

Postado em Política por Fredinho em 27-01-2010 . 11:47 am

Tagged Under : , , , , , , , , , , ,

Um leitor deste Blog que solicitou para não ser identificado comentou que as ações protocoladas no TRE nas últimas semanas tratando de propaganda eleitoral atencipada tem como "alvo principal" o PMDB. No entender de simpatizantes do partido, o Ministério Público Eleitoral tem utilizado de "dois pesos e duas medidas", agindo com rigidez em relação a políticos do PMDB e fechando os olhos para o que políticos de outros partidos praticam.

De fato, o PMDB é o partido que tem recebido o maior número de representações, dentre as noticiadas pela imprensa baiana recentemente. O Ministro Geddel Vieira Lima, recebeu ao menos três representações. Ensejaram as ações contra Geddel os outdoors com as mensagens “Tô com vocês. Boas-festas. [Geddel.]”“Um feliz São João para os amigos de São Gonçalo dos Campos. São os votos de Geddel Vieira Lima”. Essa mesma frase foi veiculada em outdoors e adesivos de veículos nas cidades de Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Euclides da Cunha, Amargosa, Conceição do Jacuípe e Vitória da Conquista (sendo o radialista Herzém Gusmão também alvo de uma ação), por ocasião da comemoração da emancipação política destes municípios. Geddel ainda sofreu na última sexta-feira mais uma representação por propaganda eleitoral antecipada. Nesta nova representação, a PRE pede, em caráter liminar, que o ministro suspenda a distribuição de adesivos autocolantes com a mensagem “Tô com Geddel” em um prazo máximo de 48 horas.

Além do ministro Geddel, o vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, também foi alvo de uma ação por suposta propaganda eleitoral antecipada. Ontem (26/01), foi protocolada pela PRE/BA uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o deputado estadual Joelcio Martins, também do PMDB por propaganda eleitoral antecipada. A PRE pede, por meio de liminar, que o TRE determine ao deputado a retirada, em 48 horas, de todas as propagandas veiculadas irregularmente nos outdoors em todo o estado da Bahia, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. O peemedebista veiculou as propagandas por meio de outdoors nos arredores dos municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Valente e Santa Luz.

O que tem intrigado os peemedebistas, a ponto de até mesmo o Ministro Geddel ter feito um desabafo em sua página no microblog Twitter, é que dirigentes políticos de outros partidos não tenham sido alvo ainda de representações semelhantes. No Blog da Resenha Geral, o radialista Herzem Gusmão chegou a comentar: "O procurador também não agiu da mesma forma com políticos que espalharam propagandas na cidade, como os deputados estaduais, Waldenor Pereira, que aparecia ao lado do governador Jaques Wagner, e Edson Pimenta, junto com o vereador Jean Fabrício, além do deputado federal ACM Neto, que junto com o senador ACM Júnior estão anunciando, através das placas de propaganda, verba destinada para a construção do novo aeroporto. Além deles, o deputado estadual Clóvis Ferraz e o ex-governador Paulo Souto também espalharam outdoors em Vitória da Conquista desejando feliz natal para a população."

Nesta semana, a deputada federal baiana Lídice da Mata (PSB), que postula uma vaga na chapa majoritária de Wagner – com preferência declarada pela cadeira no Senado – sofreu representação eleitoral por propaganda antecipada, motivada pela entrevista que ela concedeu ao jornal A Tarde falando sobre sua pretensão de ser candidata a senadora na chapa do governador Jaques Wagner (PT). De acordo com a representação, na reportagem de título “Eu quero ser a primeira Senadora baiana”, a deputada lançou antecipadamente sua pré-candidatura ao cargo de senadora da República.

Apreciação das matérias pelo Judiciário - O Tribunal Regional Eleitoral pronunciou-se sobre a representação em face do ministro Geddel e do radialista Herzem Gusmão através de decisão do Desembargador Lourival Almeida Trindade, Juiz Relator do Processo nº 10-51, que indeferiu o pleito da PRE até o julgamento final do feito, por não vislumbrar a "ocorrência de vergastamento a qualquer dispositivo da legislação eleitoral". Na tarde de ontem (26/01), o TRE negou a liminar protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral de que fosse suspensa a circulação dos adesivos “Tô com Geddel”.

Até o momento, o Ministro Geddel, que não esconde sua candidatura ao Palácio de Ondina, não sofreu nenhuma condenação pelas supostas práticas de propaganda eleitoral, o que leva a crer que situações como a do vice-governador Edmundo Pereira podem ter o mesmo caminho. No caso de Edmundo, inclusive, a propaganda não tem a mesma conotação das propagandas realizadas por Geddel, já que se trata do envio de cartões de felicitações de fim-de-ano, prática comum entre políticos, inclusive adotada no final de 2009 pelo Governador Jaques Wagner e vários parlamentares da base do governo.

Bookmark and Share

Jaques Wagner é o Governador mais prestigiado por políticos brumadenses em toda história do município

Postado em Geral por Fredinho em 26-01-2010 . 10:51 pm

Tagged Under : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Na tarde do último sábado (16/01), o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, foi recebido num clima festivo em Brumado, aonde chegou acompanhado de uma grande comitiva e recepcionado também por um grande número de políticos de Brumado e região – praticamente todas as lideranças representativas locais – o que demonstra, de forma inequívoca, o imenso prestígio do Governador, que vem crescendo cada vez mais em todos os cantos da Bahia.

Governador é recebido em Brumado por autoridades e representantes de diversos partidos políticos
Governador é recebido em Brumado por autoridades e representantes de diversos partidos políticos

No Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, desembarcando rapidamente para logo tomar um helicóptero e se dirigir à cidade vizinha de Aracatu, o Governador foi recebido por seu Vice-Governador, Edmundo Pereira, e um expressivo número de partidários do PMDB de Brumado. Assim que retornou de Aracatu, foi a vez do Governador descer de helicóptero no campo da AABB, agora acompanhado do Prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, após terem, juntos sobrevoado as obras concretizadas da Barragem de Cristalândia e as 200 casas populares do Loteamento Malhada Branca, construídas pelo Governo do Estado em convênio com o Município e a União. Em solo brumadense, Wagner e Eduardo foram recepcionados por políticos de diversos campos partidários e ideológicos.

Quase todas as lideranças e militantes políticos que aguardavam por Wagner acompanharam também em comitiva o Governador, Secretários de Estado, o Vice-Governador e o Prefeito em visitas às instalações de saúde, a exemplo da Clínica de Nefrologia, do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e a recém-inaugurada Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Olhos D’Água. Encerradas as visitas, o governador Wagner seguiu com a comitiva para o palanque instalado na Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura), onde era aguardado por pouco mais de duas mil pessoas.

Não é exagero dizer que Wagner foi prestigiado em Brumado de forma magnânima pela classe política. Basta listar aqui as lideranças – e o quilate das mesmas – que acompanharam Wagner por quase todo o tempo em que o governador esteve em Brumado.

Destaca-se a presença de 05 (cinco) deputados federais: José Carlos Araújo (PR), Roberto Brito (PP), Maurício Trindade (PR), João Leão (PP) e Walter Pinheiro (PT) – estes dois últimos licenciados da atividade parlamentar para ocuparem as pastas de Infra-Estrutura e Planejamento do Governo do Estado. Foram 08 (oito) os deputados estaduais presentes, sendo que três deles postulantes ao cargo de deputado federal: Edson Pimenta (PCdoB), João Bonfim (PDT), Luiz Argôlo (PP), Luiz Augusto (PP), o presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo (PDT), Marizete Pereira (PMDB), Nelson Leal (PSL), e o Líder do Governo Waldenor Pereira (PT). Pimenta, Argôlo e Waldenor se preparam para uma eleição à Câmara Federal em outubro próximo.

Além dos secretários Walter Pinheiro e João Leão, estiveram presentes também o Secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas e o Secretário de Saúde, Jorge Solla. Dirigentes de importantes órgãos do Estado também se encontravam no ato: Cícero de Carvalho Monteiro, diretor-presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia), Abelardo de Oliveira Filho, diretor-presidente da Embasa e Antônio Rodrigues, coordenador executivo da Coordenação Estadual de Defesa Civil. Registre-se também a presença do Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Alfredo Boa Sorte Júnior.

Nada mais nada menos que 15 (quinze) prefeitos de cidades da região, estiveram presentes, representativos de 08 (oito) partidos diferentes, desde os principais partidos da base governista – PT, PCdoB, PSB e PP – até os opositores DEM, PSDB e PMDB, incluindo ainda o indefinido PR: São estes os prefeitos(as) que marcaram presença: Luciano Ribeiro (DEM), prefeito de Caculé, Luciano Pereira (PT), prefeito de Dom Basílio, Ana Lúcia Aguiar Viana (PR), de Barra da Estiva, Juvenal Wanderlei Neto (PCdoB), de Ituaçu, Carlos Roberto Souto Batista (PMDB), de Livramento de Nossa Senhora, Valdecir Bezerra (PMDB), de Malhada de Pedras, José Carlos Moura (PT), de Itapetinga, Manoel Rubens (PSDB), de Palmas de Monte Alto, João Francisco (PCdoB), de Tanhaçu, José Barreira de Alencar Filho (PSB), de Caetité, César Ferreira (DEM), de Belo Campo, Júlio Bernardo (PMDB), de Paramirim, Dr. Jorge (PP), de Guajeru, Joad Souza Teixeira (PP), de Contendas do Sincorá e Moaci Queiroz (PP) de Botuporã.

Vale ressaltar ainda que além dos 15 municípios acima listados, outros foram os municípios que estiveram institucionalmente representados em Brumado, haja vista que um bom número de cidades se fez representar por seus vice-prefeitos, a exemplo de Jonas Antonio Mafra (PSB), vice-prefeito de Rio de Contas.

Além de prefeitos e vice-prefeitos, registrou-se também um número expressivo de vereadores: 08 (oito) dos 10 (dez) vereadores que compõem a Câmara de Brumado estiveram presentes: o presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias (DEM), Alessandro Lobo (PSL), Wanderlei Amorim (PTC), Miguel Lima Dias (DEM), Joãosito Lima (DEM), Olindina Reis (PP), Édio Pereira (PCdoB) e José Ribeiro (PMDB). A vice-prefeita Ilka Abreu (PSC), citada pelo Governador, não esteve presente, mas lideranças do PSC brumadense aguardavam por Wagner no campo de pouso. O ex-prefeito Juracy Pires Gomes (DEM) também acompanhou de perto o pronunciamento do Governador. Neste aspecto, vale um parêntese: eram 04 gestores brumadenses presentes no palanque de Wagner ao mesmo tempo: os ex-prefeitos Juracy Pires Gomes, Edmundo Pereira (atual vice-governador da Bahia) e Miguel Lima Dias (atual vereador pelo DEM) e, logicamente, o atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSDB). Outro ex-prefeito, Agamenon Santana, primeiro prefeito de Brumado eleito pela oposição, à época MDB, acompanhou o evento junto ao público. Dos ex-prefeitos de Brumado ainda vivos, o único que não esteve presente ao evento foi o médico Geraldo Azevedo, eleito pelo PMDB em 1992.

Dezenas de vereadores de Câmaras Legislativas de cidades vizinhas estiveram presentes, valendo aqui citar os vereadores José Carlos Lélis Costa, o Latinha (PCdoB), de Guanambi e Sidiney Pires Santana (Ney Santana), do PT de Tanhaçu. O ex-prefeito de Vitória da Conquista e postulante a uma cadeira na Assembléia Legislativa nas eleições deste ano, José Raimundo Fontes (PT), compareceu acompanhado de membros da equipe do mandato do deputado Waldenor Pereira. Outra figura política que acompanhou de perto o Governador Wagner em Brumado foi o suplente de deputado federal Tio Dedé (PDT).

O governador Wagner é ladeado pelo prefeito Eduardo Vasoncelos (PSDB) e pelo vice-governador Edmundo Pereira (PMDB), adversários políticos e líderes mais expressivos da política local
O governador Wagner é ladeado pelo prefeito Eduardo Vasoncelos (PSDB) e pelo vice-governador Edmundo Pereira (PMDB), adversários políticos e líderes mais expressivos da política local

Por fim, vale ainda mencionar que partidos políticos da base de sustentação ao governo Wagner também se fizeram presentes ao evento. O Partido dos Trabalhadores (PT) se fez representar, além das lideranças locais, com militantes de Guanambi, Caetité, Caculé, Livramento de Nossa Senhora, Tanhaçu, Malhada de Pedras e outras cidades da região.

Todos esses representantes políticos puderam acompanhar na Praça Cel. Zeca Leite, os pronunciamentos do presidente da Embasa, Dr. Abelardo Oliveira, que exaltou pela inauguração da Barragem de Cristalândia, do Secretário de Saúde, Dr. Jorge Solla, que falou sobre as realizações na área de saúde que o governo viabilizou para o município de Brumado, enfatizando as ações conveniadas com a prefeitura na melhoria da estrutura e serviços do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, do vice-governador Edmundo Pereira, que ressaltou o caráter republicano e democrático do Governo Wagner, reafirmando sua relação pessoal estreita com o companheiro de chapa, a quem considera “é o melhor governador que a Bahia já teve”, do Prefeito Eduardo Vasconcelos, que fez um pronunciamento lembrando da seca e do colapso no abastecimento de água ocorrido em 1998 e surpreendendo ao selar o compromisso de acompanhar o Governador Wagner na campanha eleitoral deste ano, inclusive conclamando publicamente o vice-governador a se juntar à campanha pela reeleição de Jaques Wagner e, por fim, o discurso do Governador, que ressaltou seu compromisso com o interior e afirmou ter naturalidade pra voltar em Brumado e estar ao lado do Prefeito, mesmo tendo dado apoio à campanha da deputada Marizete no pleito de 2008, salientando que nossa cidade será sempre lembrada por ele: “Brumado, pela sua dimensão, por ser pólo regional, continuará tendo deste Governador toda atenção, todo carinho, para que vocês possam ter uma Brumado cada vez melhor”, enfatizou Wagner, que encerrou seu pronunciamento fazendo um compromisso com o projeto de Esgotamento Sanitário de Brumado, e anunciando a instalação do escritório regional da Ferrovia Oeste-Leste e o ponto de embarque e desembarque de cargas na cidade.

Galeria de fotos da visita do Governador

Bookmark and Share

Agricultores e moradores da zona rural de Tanhaçu receberam 180 casas populares e 9.000 mudas no último sábado

Postado em Geral por Fredinho em 25-01-2010 . 11:15 am

Tagged Under : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

O município de Tanhaçu recebeu no último sábado (23/01), a visita de técnicos e dirigentes de importantes órgãos do Governo do Estado para entregar simbolicamente para a população da zona rural as chaves de 180 casas populares construídas e entregues aos pequenos produtores rurais. Estiveram presentes em ato realizado na Câmara de Vereadores o Superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, Ailton Florêncio, o Assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Adriano de Souza Santos (representando o Secretário Afonso Florence, que acompanhava o Governador Wagner em Paripiranga) e o Coordenador da Cooperhaf-Bahia, Rosival Leite. A iniciativa foi organizada pelo mandato do vereador Ney Santana, do PT de Tanhaçu, que convidou o PT de Brumado ao evento, que se fez presente pelos companheiros Washington e Fredinho.

Ney Santana, vereador do PT em Tanhaçu
Ney Santana, vereador do PT em Tanhaçu

Abrindo o evento, o vereador Ney Santana ressaltou que o Programa desenvolvido pela Cooperhaf em parceria com a SEDUR e a SUAF, é mais do que simplesmente construir e entregar uma casas para os habitantes da zona rural: “é devolver a dignidade, oferecer moradia, sustentabilidade, acabar com o êxodo rural”. Ney Santana falou também da importância das pessoas envolvidas acreditarem na possibilidade de conquistar a casa, tendo determinação em atender os requisitos exigidos. Um trecho da fala do vereador Ney Santana pode ser ouvido clicando no áudio abaixo:


(Tempo estimado: 03 minutos)

Em seguida à fala do vereador Ney Santana foi oportunizado aos presentes relatarem sobre o programa. Confira abaixo o depoimento de uma dona-de-casa contemplada com uma moradia popular na zona rural de Tanhaçu:


(Tempo estimado: 01 minuto)

Rosival Leite, coordenador da Cooperah na Bahia
Rosival Leite, coordenador da Cooperaf na Bahia

O Coordenador da Cooperhaf (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares) na Bahia, Rosival Leite, comentou sobre a satisfação de estar retornando a Tanhaçu, depois de várias visitas coordenando o Projeto “Caprichando a Moradia”, desde o início, com o cadastramento das famílias, até este momento de celebração da entrega das casas já construídas. Rosival ressaltou também o papel da FETRAF (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), que tem um estilo diferenciado de outras federações sindicais, o que credenciou a Cooperhaf receber um prêmio da ONU (Organizações das Nações Unidas), no último dia 05 de outubro (dia Mundial do Habitat). A Cooperaf recebeu um certificado de reconhecimento pelo Projeto Caprichando a Moradia, num concurso promovido pelo projeto “Melhores Práticas” do Programa Habitat da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira abaixo um trecho da fala de Rosival Leite, coordenador da Cooperhaf:


(Tempo estimado: 07 minutos)

Ailton Florêncio, Superintendente de Agricultura Familiar do Estado da Bahia

Ailton Florêncio dos Santos, da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar, órgão da estrutura da Secretaria de Agricultura), falou da realidade de estarmos vivendo um novo tempo para o homem do campo no Brasil e na Bahia, através das iniciativas dos Governos Wagner e Lula. Parabenizou a mobilização das comunidades envolvidas e o empenho do vereador Ney Santana (PT) em proporcionar ao povo de Tanhaçu melhores condições de vida através deste projeto de moradia para agricultores familiares, tocado pelas associações filiadas à Cooperhaf e que conta também com a parceria de órgãos da estrutura do Governo do Estado, a exemplo da SEDUR e a própria SUAF. O Superintendente também destacou que mesmo com o que foi realizado, há muito por ser feito para reduzir o déficit habitacional no interior do estado e que esta é meta de trabalho do Governo Wagner.

Confira abaixo um trecho da fala de Ailton Florêncio (foto acima), Superintendente de Agricultura Familiar:


(Tempo estimado: 07 minutos)

Adriano de Souza, Assessor do Secretário de Desenvolvimento Urbano
Adriano de Souza, Assessor do Secretário de Desenvolvimento Urbano

Encerrando os discursos, o Assessor de Relações Institucionais da SEDUR, Adriano de Souza Santos, na qualidade de representante do Secretário Afonso Florence, iniciou saudando os presentes, militantes políticos e agricultores familiares, que reservaram seu tempo numa tarde de sábado para presenciarem a cerimônia. Adriano ressaltou, de início a garra e confiança que o vereador Ney Santana depositou no projeto, dizendo que, de início a expectativa era que Tanhaçu fosse contemplada com 30 casas, em seguida poderia ser ampliada para 50 e numa perspectiva muito remota, 80 casas. Por fim, Tanhaçu recebeu 180 casas populares, graças ao trabalho do vereador Ney Santana – destacado como motivo de orgulho para a Juventude e a militância petista – e parceiros como a Cooperhaf. Adriano ainda citou que municípios como Brumado não podem desanimar em buscar implantar esse mesmo programa e elogiou o prêmio concedido pela ONU à Cooperhaf.

Confira abaixo um trecho da fala de Adriano de Souza, Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano:


(Tempo estimado: 11 minutos)

Além das 180 casas populares, cada agricultor contemplado recebeu 50 mudas para plantio nas respectivas propriedades
Além das 180 casas populares, cada agricultor contemplado recebeu 50 mudas para plantio nas respectivas propriedades

No final do evento que celebrou a entrega de 180 casas populares no município, foram distribuídas também 50 mudas para plantio nas propriedades rurais contempladas com as 180 moradias, totalizando 9.000 mudas para os agricultores familiares do município de Tanhaçu.

galeria de fotos do evento

Bookmark and Share

Modera realiza seu IV Congresso

Postado em Meio Ambiente por Fredinho em 24-01-2010 . 11:41 pm

Tagged Under : , , , , , , , , , , , , , , ,

Com informações do MODERA

Avaliar o que já foi realizado, traçar diretrizes para os próximos dois anos e discutir a Educação Ambiental como meio para cumprir os seus objetivos. Essas foram as missões do IV Congresso Ordinário do Movimento pela Despoluição, Conservação e Revitalização do Rio do Antônio – MODERA, realizado no último dia 10 de janeiro, na Escola Nossa Senhora de Fátima, na Cidade de Brumado.

Durante o almoço, som dos artistas sertanejos do Programa Chapéu de Palha da Rádio Nova Vida
Durante o almoço, som dos artistas sertanejos do Programa Chapéu de Palha da Rádio Nova Vida

Em um clima de confraternização, o Congresso foi aberto com uma prece, na qual todos de mãos dadas proferiram um trecho da Carta do Chefe Seattle ao Presidente dos Estados Unidos da América, numa evocação de que o homem deve se sentir parte da natureza e respeitá-la. Em seguida, o cantador Luciano Pauferro interpretou a música “Matança” e o Prof. José Walter Pires proferiu uma breve palestra a respeito do exercício da cidadania.

No intuito de que os participantes do Congresso traçassem diretrizes e estratégias levando em consideração o que já foi realizado, logo após à abertura, os Coordenadores Gerais Jorge Valério Gomes e Manoel Moreira (Seu Santo) apresentaram o relatório de atividades do MODERA, referente ao período 2008/ 2009.

As diretrizes e estratégias para o Plano Bienal 2010/ 2011 do MODERA foram discutidas e deliberadas seguindo a metodologia de formação de grupos temáticos e realização de plenária. Os temas foram Agenda 21, Comitê de Bacia, Educação Ambiental, Gestão Municipal de Meio Ambiente e Reabilitação de Áreas Degradadas.

Dentre as diretrizes deliberadas podem-se destacar gestões para que seja instalado e funcione o Fórum da Agenda 21 Brumado; solicitações ao Comitê de Bacia do Rio das Contas para arbitrar o conflito pelo uso da água da Barragem de Truvisco e inserir em seu Plano de Bacia projetos de mata ciliar e Educação Ambiental para ribeirinhos na rede de drenagem de Licínio de Almeida; realização de Educação Ambiental Não Formal nas escolas, associações de bairro e no meio rural e fusão dos projetos Ambiente Legal com a Campanha Desperdício Zero.

O horário do almoço foi muito descontraído, ao som dos artistas sertanejos do Programa Chapéu de Palha da Rádio Nova Vida e com a declamação do “Poema do Amor Caipira” pelo Professor Adelbardo Silveira (Deba).

.

A pauta do Congresso ainda previa apreciação do relatório financeiro e da previsão orçamentária, modificação do Estatuto e eleições das Coordenações e do Conselho Fiscal do MODERA. Mas, devido a uma convulsão sofrida pelo membro da Entidade e precursor do Núcleo MODERA Caculé, Aurino Nascimento, o que lhe ocasionou um acidente necessitando de internamento hospitalar, os trabalhos do Congresso foram suspensos e a Coordenação Geral convocou uma Assembléia Extraordinária para o próximo dia 21 de fevereiro, às 08:00 horas, na Escola Nossa Senhora de Fátima, a fim de concluir a pauta do IV Congresso. Felizmente, o membro do MODERA, Aurino Nascimento, passa bem e poderá voltar a sua militância ambientalista.

Maiores informações sobre este release entrar em contato com o Coordenador Geral Jorge Valério Gomes (77-3441-2808)

Bookmark and Share

Ações na área de Saúde evidenciam o compromisso do Secretário Solla e do Governo Wagner com Brumado

Postado em Geral por Fredinho em 23-01-2010 . 10:10 pm

Tagged Under : , , , , , , , , , , ,

Na visita feita ao município de Brumado no último sábado (16/01), o Governador Wagner, acompanhado de comitiva na qual se destacavam os Secretários Walter Pinheiro (Planejamento), João Leão (Infra-Estrutura) e Jorge Solla (Saúde), visitou instalações clínicas na cidade, a exemplo da Clínica de Nefrologia (Clínica de Hemodiálise) e a estrutura do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, para acompanhar de perto as instalações do Laboratório Central, do Centro Cirúrgico e instalações preparadas para abrigar o SAMU 192, com previsão para funcionamento ainda neste primeiro semestre.

Secretário Jorge Solla, deputado João Bonfim e Governador Wagner visitam instalações da Saúde em Brumado (Foto: Eliana Costa/ASCOM PMB)
Secretário Solla, deputado João Bonfim e Jaques Wagner visitam instalações da Saúde em Brumado (Foto: Eliana Costa/ASCOM PMB)

Juntamente com Solla e o Prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, o Governador inaugurou a Unidade de Saúde da Família do Bairro Olhos D’Água, obra na qual o Governo do Estado investiu R$ 117 mil. A USF do Bairro Olhos D’Água que leva o nome de Ivaneide das Neves Santos Teixeira, pioneira agente comunitária de saúde, também voluntária da Pastoral da Criança, fato que foi lembrado por Wagner em seu discurso ao associar o trabalho da agente comunitária Ivaneide à figura da Drª. Zilda Arns, médica sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança, recentemente vitimada no trágico terremoto que acometeu o Haiti.

Médico sanitarista, assim como Zilda Arns, Jorge José Santos Pereira Solla, foi Secretário de Saúde da primeira gestão do também médico Guilherme Menezes (PT) à frente da Prefeitura de Vitória da Conquista. As ações executadas por Solla e Guilherme a partir de 1997 revolucionaram a Saúde pública em Vitória da Conquista que chegou a ser referência nacional, vencendo diversos prêmios do setor e prova disso foi a campanha presidencial de 2002 na qual Lula utilizou em um debate os exemplos da saúde de Conquista como indicativo de atuação de sua gestão. Com o início do Governo Lula em janeiro de 2003, Jorge Solla foi nomeado para Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (o 2º cargo na hierarquia do Ministério), permanecendo até julho de 2005, mesmo período em que Humberto Costa foi Ministro da Saúde. Neste período, Solla esteve em Brumado na campanha do Partido dos Trabalhadores no pleito municipal de 2004, vencido pelo atual prefeito, Eduardo Vasconcelos. Desde o início do Governo Wagner, em janeiro de 2007, Jorge Solla é Secretário de Saúde do Estado da Bahia.

Na visita do Governador no último dia 16, Jorge Solla assinou, juntamente com o governador Wagner e o prefeito Eduardo um convênio entre o Estado e o Município para a construção de um Módulo Centro Cirúrgico, no Hospital Professor Magalhães Neto. Os recursos para a execução são de R$ 628 mil, sendo que o Estado entra com R$ 565 mil e o restante é assumido como contrapartida do município. Discursando em praça pública, Solla comemorou: “Estas ações demonstram o quanto a saúde é uma das prioridades do atual governo, que está implantando a maior ampliação do sistema público de saúde da Bahia”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, reafirmando seu compromisso e do Governo Wagner com Brumado.

Bookmark and Share

Vice-governador é acusado pela PRE por propaganda eleitoral antecipada

Postado em Política por Fredinho em 22-01-2010 . 10:40 pm

Tagged Under : , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

A edição desta sexta-feira (22/01) do Jornal Correio da Bahia noticia que uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) foi ajuizada na quinta-feira (21) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o vice-governador do estado, Edmundo Pereira Santos, por propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com o artigo 36 da Lei nº 9.504/97, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. Segundo a representação, o vice-governador promoveu farta veiculação de folders no município de Brumado, a 654 Km de Salvador, contendo a seguinte mensagem:

'Um ano novo mais feliz para mais baianos. É bom chegar ao final do ano com a sensação de dever cumprido e com a consciência de que muito ainda precisa ser feito. Melhor ainda quando isso se transforma em estímulo para progredir, avançar e fazer mais e melhor. Que o ano novo renove nossas energias e nos impulsione a prosseguir nesse caminho, que tem melhorado a vida de tantos baianos, principalmente daqueles que sempre viveram esquecidos. Em 2010 vamos seguir em frente, fazendo mais pra quem mais precisa. Feliz 2010. São os votos de Edmundo Pereira, Vice-governador'.

Para o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, autor da representação, a conduta do vice-governador evidencia o interesse de alavancar pretensões políticas nas eleições de 2010. No julgamento do mérito da representação, a PRE pede a condenação do vice-governador ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e 25 mil reais.

O procurador eleitoral Sidney Madruga também já havia representado por propaganda eleitoral antecipada o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e o radialista Herzem Gusmão, presidente do diretório municipal do PMDB em Vitória da Conquista e candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2008, quando concorreu pelo PSDB.

Propagandas em Vitória da Conquista que teriam motivado representação da Procuradoria Eleitoral contra Geddel e Herzem Gusmão (Fonte: Tribuna da Conquista e Blog do Anderson)
Propagandas em Vitória da Conquista que teriam motivado representação da Procuradoria Eleitoral contra Geddel e Herzem Gusmão (Fonte: Tribuna da Conquista e Blog do Anderson)

No caso de Vitória da Conquista, a promotoria aponta o outdoor com a mensagem “Parabéns Conquista: o progresso da Bahia passa por você. Homenagem de Herzem Gusmão e Geddel no aniversário da cidade”, como de cunho eleitoral. A promotoria também pede, além da retirada dos outdoors, que Geddel Vieira Lima e Herzem Gusmão paguem uma multa que pode variar entre 5 mil e 25 mil reais.

A PRE pede liminarmante que sejam retiradas todas as propagandas que estão irregularmente nos outdoors em um prazo de 48 horas. Para agilizar, a promotoria pede que esta medida seja voltada às empresas que veiculam as propagandas, caso seja difícil localizar os políticos em questão.

A PRE julga como propaganda antecipada do ministro, os outdoors com as mensagens “Tô com vocês. Boas-festas. [Geddel.]”“Um feliz São João para os amigos de São Gonçalo dos Campos. São os votos de Geddel Vieira Lima”. A mesma frase foi veiculada em outdoors e adesivos de veículos nas cidades de Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Euclides da Cunha, Amargosa e Conceição do Jacuípe.

O Tribunal Regional Eleitoral pronunciou-se sobre a representação em face do ministro Geddel e do radialista Herzem Gusmão através de decisão do Desembargador Lourival Almeida Trindade, Juiz Relator do Processo nº 10-51, que indeferiu o pleito da PRE até o julgamento final do feito. Em sua decisão, o Desembargador Lourival Trindade considerou:

Por sem dúvida, o simples exame perfunctório dos autos, sem audiência da parte contrária, é insuficiente para se conceder, initio litis, a retirada, até o julgamento final do feito, da arquida propaganda eleitoral antecipada, veiculada mediante outdoors, mesmo porque não vislumbro, prima facie a ocorrência de vergastamento a qualquer dispositivo da legislação eleitoral de regência.

Expedidas estas considerações, impõe-se a denegação da liminar, objeto da presente demanda.

Publique-se. Notifiguem-se os acionados para apresentação de defesa, no prazo legal.

Salvador, 19 de janeiro de 2010

Des. Lourival Almeida Trindade
Juiz Relator

A ação movida contra o vice-governador, protocolada na última quinta-feira (21/01) tem os mesmos fundamentos da ação já ajuizada contra Geddel e Herzem Gusmão, apreciada pelo TRE na decisão do Desembargador Lourival Almeida Trindade, que negou seguimento a liminar da PRE. Há a possibilidade, portanto, da ação em face do vice-governador ter o mesmo entendimento jurisprudencial dado ao processo nº 10-51, relatado pelo Des. Lourival Trindade. Ou não, haja vista que as decisões do Poder Judiciário, sobretudo na Bahia, são imprevisíveis e até mesmo desconexas. Vale ressaltar que, ao contrário de Geddel (candidato declarado ao Governo da Bahia) e Herzem Gusmão (que pleiteia uma vaga na Câmara Federal), o vice Edmundo Pereira, não se manifestou até o momento sobre qualquer candidatura política nas eleições deste ano, o que denotaria não existir “pretensões políticas” com fins eleitorais.

Geddel, contudo, sofreu mais um revés no dia de hoje (22/01): a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ajuizou nesta sexta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mais uma representação contra o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) por propaganda eleitoral antecipada. O TRE acolheu, ainda, outras duas representações protocoladas pela PRE contra o ministro pela mesma prática ilegal. Em uma delas, Geddel e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foram condenados ao pagamento de multa de 25 mil reais.

Na nova representação, a PRE pede, em caráter liminar, que o ministro suspenda a distribuição de adesivos autocolantes com a mensagem “Tô com Geddel” em um prazo máximo de 48 horas. Para o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, o tipo de mensagem veiculada desta vez é muito semelhante a outras tantas veiculadas pelo representado e, segundo ele, traz o propósito de alavancar pretensões políticas nas eleições de 2010. A PRE pede, no julgamento do mérito da representação, que o TRE condene o ministro ao pagamento de multa, que pode variar entre R$ 5  mil e R$ 25 mil reais.

Em seu perfil no microblog Twitter, o ministro Geddel, no último dia 18, chegou a declarar: "Estou comecando achar que querem me amordaçar. Estou achando que querem me amordaçar".

*Com informações do Correio da Bahia, Tribuna da Conquista, Blog da Resenha Geral, Política Livre e Twitter

Bookmark and Share